Bandas

Poeira de Estrela  
TNB
Composta pelos músicos Rafael Vaz, Guilherme Cunha, Sérgio Filho e Getúlio Ribeiro trocaram as primeiras figurinhas do que viria a ser o Poeira de Estrela ainda este ano. Todos contam com certa experiência no meio musical. Rafael e Guilherme - que também é baixista d’Os Terríveis, Tributo a Roberto Carlos, ao lado de Vi, do Porcas Borboletas, e Lucas Paiva, do Dom Capaz - são produtores musicais, Sérgio foi baterista do Johnny & Alfredo e seus Neurônios Mongóis e Getúlio era vocalista do Antena Buriti.

Lumen
Formada em 2005, a banda “Lumen”, ainda como “Utopia!”, começou tocando em pequenas casas de shows, com um repertório puramente cover. Em meado de 2008 começou a compor músicas próprias, e em outubro de 2009, lançou seu primeiro EP, intitulado "Monólogo", e o clipe da primeira música de trabalho, "Porta-Retrato", disponível no youtube. Em outubro de 2010 a banda lançou a música "Vibrasom", que estará presente no seu primeiro CD. A banda já tocou ao lado das bandas Móveis Coloniais de Acajú, Cachorro Grande e Copacabana Club, num dos festivais mais conceituados de Belo Horizonte, além de ser considerada a melhor banda independente de MG em 2009 pelo jornal Estado de Minas e ser destaque no canal Oi Novo Som em 2011. Agora a banda encontra-se num processo de composição de novas músicas, que farão parte do seu primeiro CD, a ser lançado no início de 2012.
Seu Juvenal 
TNB 
Banda formada no ano de 1997 em Uberaba, MG. Punk, hard rock, heavy metal, stoner rock, noise, música brasileira...Seu Juvenal não tem restrições de estilos em sua salada sonora. E nem de temas para suas letras, que tanto podem retratar o cotidiano ou falar de questões políticas quanto abordar temas como lucidez e loucura, por exemplo.
Após participações em coletâneas e alguns trabalhos demo, em meados de 2004 Seu Juvenal lança seu primeiro cd independente, “Guitarra de Pau Seco”, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O disco foi produzido por Ronaldo Gino e gravado no estúdio Serrassônica, em Belo Horizonte. “Guitarra de Pau Seco” teve uma tiragem de mil cópias e é um marco na história da nova música do triângulo mineiro. Porém, em 2006 a banda passa por uma grande reformulação em sua formação. Seu Juvenal, que já chegou a ter 7 (sete) integrantes, a partir de 2007 se transforma em quarteto. No momento a banda Seu Juvenal encontra-se em processo de pré-produção do seu terceiro disco.
Soatá
TNB
Os temas que envolvem as tradições populares amazônicas desenham a atmosfera dos timbres e os rumos da poesia. Entre domínios e resistências dos povos amazônicos é que se contextualiza o som da Banda SOATÁ, que canta os elementos das quentes manifestações do carimbó, do lundu, do retumbão, do siriá, do marabaixo, fundidos aos ritmos da diáspora africana nas Américas: o funk, o reggae, o hip hop e o rock. É a mistura de influências que acompanham a SOATÀ numa conexão Belém-Brasília, num diálogo constante com as idéias de nação brasileira e identidade nacional.
Fundamentada em 2007, está em estúdio para gravação do 1º CD com 15 faixas.
Foi uma das 10 vencedoras da Conexão Vivo 2009. Selecionada na “Expressões OI 2009”; selecionada para a Feira da Música de Fortaleza/2009; participou do Porão do Rock 2009; premiada no Festival Candango Cantador/2009, como intérprete da música Lunática Maria. Participou do Festival Cerrado Virtual, entre 44 atrações de renome nacional(novembro/2009), Festival DEMOSUL, em Londrina Pr(Outubro/2010) e Festival Se Rasgum em Belém/Pará(Novembro 2010).

Acidogroove
TNB
Banda formada em 2006 no Brasil na cidade de Uberaba-MG com proposta narrativa no cotidiano urbano, dialogando com a simplicidade peculiar e diferenciada do bom rock, emulando sons do passado e do presente, amplificadores valvulados, características vintage, art pop, contracultura, tudo num liquidificador de idéias, que resultam numa musicalidade autoral e principalmente mineira. Acidogroove é Fred Pinheiro (voz e guitarra), Cláudio Neto (baixo e voz), Gabriel Mendes (teclado, gaita e voz) e Leonardo Kopa (bateria e voz).
No ano de 2008 a banda participou da coletânea do álbum do Branco dos Beatles, organizado por Marcelo Froes; artistas como Pato Fu, Erasmo Carlos, Zé Ramalho e Autoramas também participaram do projeto. Em 2009 lançam seu segundo EP intitulado Lampejo com duas músicas inéditas: Lampejo e Júlia em Firmamento. O primeiro disco da banda com onze músicas autorais foi lançado no dia 02 de julho de 2011 intitulado "Talvez Hoje Eu Tope Um Plural".
Toi  e DJ Nene  
TNB
Toi reside na cidade de Uberaba/MG e começou sua carreira musical em 2003 com os grupos Alienaticos o qual lançou seu primeiro album intitulado "Faça o que Faça, Faça de Coração". Toi chamou atenção do movimento Hip Hop de sua região com seu estilo original e carismatico de ser. Se apresentanto em varios eventos e fazendo um programa de rádio "Invasão Hip Hop", seu nome ficou ainda mais conhecido. "Esses é dos Loucos", esse é o titulo do primeiro cd solo do Toi produzido em parceiria com produtor Jonas Pheer lançado em 2009 que teve uma repercussão nacional trazendo também o som do outro lado da pagina no qual foi classificado para primeira fase de votação do premio "Hutuz" o maior festival de Hip Hop da America Latina e cada dia que passa Toi vem conquistando seu espaço na cena Hip Hop naconal e mostrando que Hip Hop é música para povo

Tito Rios
Músico, poeta, intérprete e compositor mineiro. Nascido em Araguari, ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira, bossa, samba ou rock. Seu Primeiro contato com instrumentos musicais foi aos 9 anos. Influenciado por artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Vinicius de Morais entre outros ícones da Boa Música Popular Brasileira, e também por estilos como Jazz, Fox Trote, Folk e Rock, desenvolveu um estilo próprio, colando sua marca em cada canção que interpreta. Multi-instrumentista, bastante requisitado pelos bares da vida, começou a compor seu próprio material em 2004, trazendo em cada canção os traços de uma personalidade forte e fértil, melodias, harmonias e letras marcantes, deixando sempre em evidência valores poéticos e musicais.  

Marcelo Taynara
Trama Virtual
O cantor, compositor, arranjador e instrumentista, Marcelo Taynara, nasceu em Conceição das Alagoas, Minas Gerais. Autodidata, iniciou-se na música aos dez anos de idade, tocando bateria e cantando em bandas de bailes, viajando por grande parte do Brasil e da América Latina. Suas composições trazem os elementos de sua descendência negra e indígena, a influência do clube da esquina e as diversas tendências da música contemporânea. Suas raízes são representadas também em imitações, com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras bichos silvestres e outros sons da natureza e de percussão, o que se tornou uma marca peculiar do artista. Suas musicas são simples, ternas e cuidadosamente elaboradas – ressaltando a pureza das intenções e a urgência de se adotar o sentimento como bússola da vida. 
Ricardo Morais
TNB
"Ricardo Moraes Nascido em Uberaba em 1967, iniciou sua carreira profissional, em 1986, tocando em bandas locais. Gravou, em 1990, o disco ROCK elogiado pela crítica nacional (Revista Bizz) com um trio chamado Fog. Em São Paulo tocando com o grupo JB, participou do circuito do samba paulistano no início dos anos 90. Tocou durante quatro anos com a Banda Edinho Santa Cruz (Banda do Faustão). Morou em Milão na Itália e no bairro cultural chamado Brera, teve a oportunidade de tocar com grandes músicos do cenario jazzista local como Roberto Tarenzi, Alessio Pacifico, Massimo Minardi, Niccolo Cattaneo, Cristhian de Cicco, Gianluca Silvestri, Ivan Segreto, e outros, em uma Jam, na qual fazia parte da banda base.

M.Conexx
Banda formada em 2004 com intuito de tocar musicas no gênero post-hardcore e assim que a banda começou a criação e divulgação de suas musicas já de inicio se destacou no entrosamento entre o peso de seus riffs e a melodia de suas letras muitas vezes expressadas por berros. A banda foi comparada a bandas de estilos post-hardcore e new-metal como Silverstein, Thrice, Bullet For My Valentine, Deftones, Finch, The Used entre outras e assim conquistou espaço na cena independente no triangulo mineiro e cidades do interior paulista. Já na estrada desde sua formação passou pelos principais eventos independentes com foco em Minas Gerais e São Paulo. Abrindo shows para banda como Nxzero, Nitrominds, Twisted Minds (França) e outras. Também participou como uma das bandas no Vans Zona Punk Tour edição Ribeirão Preto – SP. Lançou seu primeiro EP intitulado "A Volta" contendo músicas de destaque como "Fatos" e "Não Consigo Mais Viver". Após 2 anos parados a banda voltou com uma nova formação e com muito mais profissionalismo querendo reconquistar o espaço que a banda obteve e conquistar ainda mais espaço nacional onde em breve estará em studio para a gravação de um CD mostrando toda a evolução da banda.

Flanders
TNB
A banda Flanders iniciou sua carreira no início do ano de 2000 e deixo aqui registrado que é a minha preferida da nova safra de bandas autorais uberabenses juntamente com as bandas CxNxAx, Elemento Neutro e Nekrotério. No início a banda era formada por: Paulo (guitarra), Fernando (baixo), Rafael (bateria e vocal), Gabriel (guitarra) e Felipe (bateria e vocal). Fizeram apenas uma apresentação com essa formação no festival UJRock com várias bandas como Oreia di Pau, Insatisfação Ostensiva, Abracadáver e outras na Concha Acústica no ano de 2000 mesmo. Após o festival, Fernando e Paulo saíram da banda ficando apenas um trio com Gabriel na guitarra, Rafael no vocal e no baixo e Felipe na bateria. O vocalista Zoreya passou pela banda nessa época mas acabou dando prioridade pra banda Abracadáver. Após vários ensaios com essa formação e apostando num som crossover a la DxRxIx a banda teve um breve período com Thiago (R.I.P.) na segunda guitarra, onde em um show na pastelaria do Waldones (ex-Seu Juvenal) tiveram seus instrumentos apreendidos pela polícia, fato esse noticiado pelo jornal na época. Saiu Thiago e Marcos “Pimpão” entrou na banda para ser o vocalista.

Julgamento
Considerado um dos principais trabalhos de rap da capital mineira, o Julgamento mantém a atitude urbana e subversiva do hip-hop ancorada em referencias musicais como soul, música latina, rock e bossa nova resultando em um verdadeiro petardo sonoro.“Ritmo e poesia em sua mais pura expressão”, como o próprio grupo se define. O CD de estreia “No Foco do CAOS” (2008) foi apontado como um dos principais lançamentos do gênero em Belo Horizonte. O álbum foi produzido por Sérgio Giffoni e conta com as participações de expoentes importantes do cenário como Nathy Faria, Dokttor Bhu e Kiko Ianni. 2011 marca a chegada do o EP “Muito Além”, também produzido por Giffoni. O trabalho apresenta uma sonoridade ainda mais orgânica, rompendo fronteiras e expandindo o universo musical do grupo, como fica claro na última frase da música de abertura “muito além do que se possa imaginar”, e que foi lançado pelo Compacto.Rec e pela Fora do Eixo Discos!

Frito na Hora
O “Frito na Hora” é uma orquestra de percussão de músicos instrumentistas dirigida ao vivo e em tempo real pela musicista e idealizadora do projeto, Milagros Vazquez. É um grupo musical peculiar em que a regente faz uso de um sistema universal de senhas que, através das mãos e do corpo, coordena o transcurso da improvisação musical, ainda, com a quebra de compassos, subdivisões e modulações rítmicas. É composto por 18 músicos e cada integrante toca um instrumento da formação básica da orquestra podendo, ao longo da apresentação, haver substituições dos mesmos conforme a regência da maestrina. Além da base instrumental, o “Frito” trabalha também o conjunto vocal, o gestual e a expressão corporal, explorando, concomitantemente, todas as possibilidades da percussão.

Os Patto
Myspace
A banda Os Patto - de Araxá, Minas Gerais - é formada pelos irmãos Diogo Patto (baterista e programador de samples), Rodrigo Patto (baixista) e Lucas Patto (vocalista e guitarrista da banda). A família é a palavra chave desta parceria, os pais Luiz e Glória foram e continuam sendo os maiores incentivadores e colaboradores deste projeto. Os meninos apresentam o cada vez mais globalizado reggae, com letras que falam sobre a natureza e o contexto de onde vivemos. No ano de 2009, a banda lançou seu primeiro CD "Os Patto | Menino Reggae", contendo 9 faixas inéditas. Além disso, os membros da banda fazem parte do Coletivo Megalozebu, iniciativa cultural que vem apoiando o cenário da musica independente em Uberaba, Minas Gerais. Participaram de festivais como: Encontro Novas Tendências [Uberaba-MG] e o Jambolada [Uberlândia-MG] o maior festival de música independente de Minas Gerais.

Venosa
2011 é o tempo da veia saltar, embora para a Venosa esse tempo seja o de sempre. Escutam e tocam o estilo musical ainda indecifrável, ou decifrado demais para alguns: o Rock. Ele pode ser popalternativoindieswingado
progressivojazzrockmetalrockfunkrockbluesgrunge
deathmelódicogóticolírico ..., esse é o lance: ele pode ser o que quiser, o Rock!
Poderá haver um outro tempo em que todas essas classificações sejam uma grande piada, hoje elas existem e as pessoas gostam de utilizá-las.
A Venosa se autodefine como uma Banda de Rock Nacional, com muito orgulho (até porque, deu muito trabalho para se definirem de forma diferente). Não acha que se limita por isso, pelo contrário, é rock, lembra?
Nesse primeiro cd, trabalho autoral para utilizar a nomenclatura correta (?), respira a diversidade dos seus músicos e produtor (Luiz Henrique)

DCV
TNB
Punk rock velho, anos 80 e companhia, bebidas em geral, relacionamentos estranhos, críticas à televisão, discos de vinil, nomes estranhos...
Essa é a munição do DCV, banda do cerrado mineiro.
Rock divertido, que fala das inquietações do cotidiano e, principalmente, das questões do coração – daquela garota que foi embora e não voltou mais. Assim é o DCV, abreviatura para Dois Caras Velhos, nome que é uma referência à personalidade dos dois fundadores do grupo: o vocalista e band leader GDiamantino, e o baterista Zé Gé.
O DCV tem uma pegada anos 80. É um som punk, fula, dois, três, quatro acordes, um solinho de guitarra pra descontrair e pá! Está passado o recado. Mas nada de grotesco, pelo contrário, são canções grudentas, sempre com um refrão que o público cantarola do começo ao fim.

Gloom
TNB
Faz pelo menos quatro anos que o Gloom é apontado como a grande esperança do pujante rock goiano. A fase “banda promessa” começa a ficar para trás com o lançamento do primeiro álbum, uma coleção de poesias embaladas por ska-punk exalando energia. Liderado pela vocalista e guitarrista Niela (que aos 16 anos já defendia sua banda nos principais festivais da região), o quinteto não esconde sua admiração pelos grupos brasileiros que melhor utilizaram sopros em seus arranjos: Os Paralamas do Sucesso, Los Hermanos e Móveis Coloniais de Acaju. André Gonzales, vocalista do Móveis, até participa de duas faixas do disco: o samba torto “Menina” e “Você Percebeu??”, versão de “Do You Realize??”, dos americanos do Flaming Lips, vertida com fidelidade para o português por Niela e Fabrício Nobre, cantor do MQN. Com o clipe de “Tic Tac” bem exposto na tv e na internet, chegou a hora dessa garotada encarar a vida adulta. Com Niela (voz e guitarra), Goiaba (baixo e voz), Lucas Tomé (bateria), Yuri Guminiak (trompete e flugelhorn), Antônio Afonso (saxofone).

B4
B-quatro é uma banda de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Integrando a tradição musical mineira, com seu pesado pop-rock vem imprimindo sua marca no cenário sudeste desde 2000. Durante estes nove anos de existência a banda passou por várias mudanças em que diz respeito à formação, sendo que neste último ano integrando ao grupo, Marcelo Vieira (guitarra) , Chaene da Gama (baixo) e Ricardo (Bateria) a banda ganhou em “pegada”, “técnica”, “composição” e “companheirismo” possibilitando a gravação do CD “Até a próxima manhã”, com músicas do estilo “pop rock” bastante diferenciado a outros estilos do gênero devido às influências musicais de cada componente.