Edições anteriores

 Saiba como foi o Novas Tendências 2010

O Festival

O IV Encontro Novas Tendências - Festival de Artes Integradas é um evento realizado pelo Coletivo Megalozebu, ponto de cultura ligado à rede Fora do Eixo. Esse ano, o festival conta com algumas novidades como os shows em casas noturnas e a atuação do projeto Observatório Fora do Eixo. Mas o evento também continua na tradicional praça Pôr do Sol, com belas apresentações e intervenções ao ar livre.

O Encontro Novas Tendências compõe o Circuito Mineiro de Festivais Independentes, ação em rede do Fora do Eixo Minas. Iniciado em Agosto em Barbacena, o circuito irá percorrer 14 cidades mineiras até o final do ano. E o Novas Tendências é o festival que encerra esse calendário!


__________________________________________________________________________________

Bandas

Berne’s (URA)

Som simples, letras debochadas e refrões contagiantes se fundem ao punk rock e hardcore para nascer Berne’s. Uma banda que, desde 2005, atua no cenário musical de Uberaba com um som influenciado por Green Day, Ramones, Replicantes, Tequila Baby, Ratos de Porão, Garotos Podres e Ultraje a Rigor . Em 2007 gravou seu primeiro demo contendo 6 faixas e em 2010 entrou em estúdio para lançar o primeiro álbum chamado “Infectodemia”.
Ouça aqui


Besouro do Rabo Branco (DF)

Criada em 2002 em Taguatinga/DF, a banda tem como proposta fazer um som que não se encaixa em classificações, mas que prima pela qualidade tanto nas letras como na música.
Ouça aqui


Vandaluz (MG)

Poesia, irreverência e muitas letras inquietantes. Vandaluz tem conteúdo livre e crítico, que leva o público a reflexão e estimula a liberdade de fazer arte com alegria e com responsabilidade. O primeiro CD, chamado “Ascendente” foi lançado em 2007 de forma independente e também tem um vídeo-clipe bem legal da música Lucidez, que já foi veiculado na MTV. Desde então, passou a participar de festivais em várias cidades do Brasil, como: Jambolada 2007 e 2008 (Uberlândia); Projeto Geringonça Sesc Tijuca (Rio de Janeiro - 2008); Demo Sul 2008 (Londrina), Festival integrado Grito Rock América do Sul (Uberlândia/Brasília/Cuiabá/Patos de Minas/BH/Itabirito/Poços de Caldas/São Carlos).
Ouça aqui



Jack Boulevar (URA)


O som da banda é baseado em riffs pesados e melancólicos com letras que falam do cotidiano das pessoas. Nasceu em agosto de 2009 com uma formação simples e cheia de atitude.
Ouça aqui




Acidogroove (URA)
Vencedora do Prêmio Toddy de música Independente 2007 (antigo Prêmio Dynamite e maior premiação dentro do cenário da música independente) na categoria “Revelação”. Também foi premiada entre os 10 melhores singles e demos independentes de 2006 do portal Senhor F. Em 2008 a banda participou da coletânea do álbum do Branco dos Beatles, organizado por Marcelo Froes; artistas como Pato Fu, Erasmo Carlos, Zé Ramalho, também participam do trabalho que será lançado em duas etapas. O álbum com a participação do Acidogroove será lançado em novembro.
Ouça aqui


Duo Finlândia (Argentina)

Combina elementos da música latino-americana, focando nos países de origem, com sonoridades contemporâneas. O duo mescla ao vivo programações com instrumentos acústicos como piano e acordeão (Mauricio Candussi) e o violoncelo (Raphael Evangelista), criando sets específicos para cada momento
Ouça aqui



DCV (URA)

Grudento e muito divertido. Para quem já conferiu o show dessa banda, sabe do que estamos falando. DCV é o punk descontraído, deslavado e com letras bem engraçadas. Tem um compacto lançado com o nome Jazz Rock, cuja produção é assinada por Gabriel Thomaz, da banda Autoramas
Ouça aqui




DJ Yan Hayashi e Hick Duarte /Fiesta Intruders (MG)

Fiesta Intruders é um projeto do DJ Yan Hayashi e do fotógrafo Hick Duarte que surgiu para estimular e registrar o que tem acontecido de mais novo, criativo e interessante quando o assunto é música e cultura alternativa no Brasil. Combinando hits atuais e remixes pesados, o set do japonês vai do eletrônico ao pop, com influências que variam de Calypso a Daft Punk e de Britney Spears a Arctic Monkeys. Produzindo festas há mais de cinco anos, já dividiu palco com Bonde do Role, Katylene, Alexandre Herchcovitch.
Veja aqui





Continuamos Não Aturando (URA)

Surgiu em 2008 fazendo letras de protesto, agressivas, antisociais, a banda relata o desemprego, miséria, fome, corrupção política, entre outros assuntos, dando um tiro só nos ouvidos alheios da sociedade brasileira. Ainda em 2008, entrou em estúdio para gravar o primeiro EP - Policial Cara de Pau, que contém 8 faixas bem aceleradas e realistas
Ouça aqui




Redial (URA)

Surge em 2005 com influências do rock pop, hardcore e heavy metal. Em 2008 lançou seu primeiro CD intitulado 'Profecia'. No momento se preparam para lançar um novo cd com músicas que mostram claramente o amadurecimento não só dos integrantes, mas principalmente de sua poesia. Suas músicas, de modo geral, contêm elementos do rock alternativo e do rock’ n’ roll, fazendo uma mescla de muita qualidade e bom gosto.
Ouça aqui



Outubro (URA)


A Outubro nasceu no meio universitário e tem uma trajetória que inclui a participação vitoriosa em festivais. A banda emplacou um vídeo clipe independente no canal Multishow e foi elogiada pela revista Guitar Player. O grupo se caracteriza pelas melodias intensas, letras poéticas embaladas por um rock novo e visceral. O álbum que tem previsão de lançamento para março promete ser uma surpresa em termos de sonoridade.
Ouça aqui




Pé de macaco (SP)

Um repertório extremamente brasileiro, que se define pela multicultura, versatilidade, energia e subjetividade. A banda da seus primeiros passos em Bauru no segundo semestre de 2009, logo após o Festival Interunesp de Ilha Solteira, quando os integrantes tocam juntos pela primeira vez. Em janeiro de 2010 o grupo centraliza-se na produção autoral. Passam por um processo intenso de experimentações e ensaios sequenciais, durante cerca de dois meses e logo em seguida os resultados começam a aparecer, com convites locais e em cidades da região como por exemplo, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Assis, Serrana e agora, em Uberaba.




Toi (URA)

Tói começou no Hip Hop em 2002 formando o grupo Alienaticos, no qual lançou seu primeiro álbum “Faça o eu Faça, faça de coração”. Depois lançou o álbum “Dos Loucos”, que teve uma grande repercussão no rap nacional sendo destaque nos principais sites de rap e também nas principais rádios não só no Brasil mais em vários países também,trazendo no álbum a musica “Do outro lado da pagina” que foi classificada para a final do premio “Hutuz”, maior festival de Hip Hop da América latina.
Ouça aqui



Ophelia and The Tree (MG)

Formada em 2008, em Uberlândia, MG, se tornou rapidamente uma grande revelação da música da região. No currículo, presença em grandes festivais como Jambolada (Uberlândia/MG), Release Alternativo (Goiânia/GO), Escambo (Sabará/MG), Goma (Uberlândia/MG) e Conexão Vivo (Belo Horizonte/MG). A banda, que alia indie e folk a um delicado vocal feminino, prepara seu primeiro álbum para o próximo ano, com lançamento pelo selo inglês Curve Music. Sua melodia se confunde com um romance.
Ouça aqui



Ricardo Morais (URA)

Iniciou sua carreira profissional, em 1986, tocando em bandas locais. Gravou, em 1990, o disco ROCK elogiado pela crítica nacional (Revista Bizz) com um trio chamado Fog. Em São Paulo participou do circuito do samba paulistano no início dos anos 90. Tocou durante quatro anos com a Banda Edinho Santa Cruz (Banda do Faustão). Morou em Milão na Itália onde teve a oportunidade a oportunidade de tocar com grandes músicos do cenário jazzista. Excursionou pela Europa tocando na Italia e Suiça, onde gravou no jazz club "Bird's Eye", o cd "Ricardo Moraes Quartet live at Bird's Eye" músicas próprias e de compositores mineiros. No Brasil além de estar trabalhando como sideman, tem participado também de diversos projetos, entre eles : 50 anos de Bossa Nova, Elétrico Miles (tributo a Miles Davis) além de estar preparando repertório para o próximo ano na Europa.
Ouça aqui




Tito Rios (URA)

Músico, poeta, intérprete e compositor mineiro. Nascido em Araguari, ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira, bossa, samba ou rock. Seu Primeiro contato com instrumentos musicais foi aos 9 anos. Influenciado por artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Vinicius de Morais entre outros ícones da Boa Música Popular Brasileira, e também por estilos como Jazz, Fox Trote, Folk e Rock, desenvolveu um estilo próprio, colando sua marca em cada canção que interpreta. Multi-instrumentista, bastante requisitado pelos bares da vida, começou a compor seu próprio material em 2004, trazendo em cada canção os traços de uma personalidade forte e fértil, melodias, harmonias e letras marcantes, deixando sempre em evidência valores poéticos e musicais.
Ouça aqui


Uganga (MG)

Fundada em 1993 por Manu Joker (ex-Sarcófago), o UGANGA faz parte da rica história do Rock pesado de MG. Influenciado por Thrash Metal e Hardcore, o UGANGA somou inspirações do Dub e de groove. Já participaram de festivais como o Udi Rock, Jambolada, Novas Tendências, Calango (MT), Vaca Amarela e Tattoo Rock Fest (GO). Lançaram 3 CD’s : Atitude Lótus de 2003,Na Trilha do Homem de Bem de 2006, e o mais recente - Vol.3: Caos Carma Conceito, que também foi lançado em toda Europa. A turnê européia aconteceu em Setembro de 2010 com 18 shows em 10 países, como Alemanha, Portugal e Espanha. Alguns desses shows foram gravados e deverão originar o primeiro CD ao vivo da banda.



Seu Juvenal (MG)

Nascida em 1997, em Uberaba, MG. Punk rock anos 70, hard rock, heavy metal, são várias as influências, e a banda seguiu perseguindo autenticidade e identidade própria. Em 2004 Seu Juvenal lançou seu primeiro CD independente: “Guitarra de Pau Seco”, que teve tiragem de mil cópias. A banda lançou em 2008 o CD “Caixa Preta 1”. Isso proporcionou participações em festivais como o BH indie e Flaming Night 7 de BH, Jambolada2009, Grito Rock Sabará, Festival Marreco, Novas Tendências, Festival D'arte. Agora Seu Juvenal acaba de lançar o CD Caixa Preta 2, que é o primeiro remixado, com faixa bônus e masterizado.
Ouça aqui



Fusile (MG)

Banda de uma música enérgica que caminha entre rock, ska, samba, swing e ritmos latinos, aliado a uma postura política ativista, resultando em um som difícil de se classificar. O Fusile tocou em festivais como Festival Garimpo, Converse Flash Rock, Móveis Convida e festival Flaming Nights e 53HC festival, em BH; Festival Vaca Amarela(Goiânia) e Festival Goma (Uberlândia) . O Fusile lançou no segundo semestre de 2010 seu primeiro EP, intitulado "The Coconut Revolution", que está disponível para download gratuito no www.fusile.com.br.

Informações e fotos retiradas de myspaces ou através de releases enviados pelas bandas.

 

 _________________________________________________________________

 

Programação

Quinta-feira - 16 de dezembro
Novas Tendências Pub - 22h30
American Classic Pub - Artur Machado , 1.175
Quanto: R$ 10 ou R$ 7 (lista amiga)


23:00h - Bernes [Ura]
00:00h - Besouro do Rabo Branco [DF]
02:00h - Vandaluz [MG]
+ Discotecagem Guilherme Diamantino [DCV] e Bianca Lima [Coletivo Goma]


Sexta-feira - 17 de dezembro
Novas Tendências Café - 22h
Café do Teatro - Praça Frei Eugênio, 231, Centro
Quanto: R$12 ou R$ 10 (lista amiga)


22:00h -
Jack Boulevar
23:00h - Acidogroove
00:00h - Duo Finlândia [Argentina]
01:00h - DCV
+ Discotecagem Lucas e Tuty [Coletivo Goma]


Sábado - 18 de dezembro
Violão em Cena -  19h
Escola de Música de Uberaba - Olegário Maciel, 211, Centro
Mostra de cinema independente com pocket show de Tito Rios


Novas Tendências Club - 23h
Club M Pub - Av Santos Dumont, 2805, Santa Maria
Quanto: R$15 ou R$10 (lista amiga)


Yan Hayashi [Fiesta Intruders]
Marco Túlio [Residente]




Domingo - 19 de dezembro
Novas Tendências Praça Pôr-do-Sol - 13h
Praça Pôr-do-Sol - Av. Nenê Sabindo s/n°, Olinda
Quanto: gratuito

13:00h - Continuamos Não Aturando
13:50h - Redial
14:40h - Outubro
15:30h - Pé de macaco [SP]
16:20h - Toi
17:10h - Ophelia and The Tree [MG]
18:00h - Ricardo Morais convida Tito Rios
19:00h - Uganga
19:50h - Seu Juvenal
20:40h - Fusile [MG]

 

 

_________________________________________________________________

 

Editais

HOSPEDE O BRASIL
Uma campanha de hospedagem solidária diferente!

Hospedagem solidária basicamente significa abrir sua casa para um estranho para que ele more nela (e com você) enquanto estiver na cidade. Ele vai comer da sua comida, usar seu banheiro, ler seu jornal e ocupar um cômodo que você deverá entender como sendo o dele até que chegue o dia de ir embora.


O Circuito Fora do Eixo se apropriou do termo para aprofundar ainda mais o conceito. A economia solidária, um dos motores do CFE, ressignificou a hospedagem solidária no momento em que as pessoas recebiam não só um  mochileiro de passagem pela sua cidade, mas bandas inteiras em turnê! E mais: congressistas, agentes culturais, atores, videomakers...

A princípio pode parecer uma maluquice, mas ao mesmo tempo é muito saudável. Pergunte a quem já hospedou uma pessoa de outro canto do país ou do mundo. A troca que se dá nas hospedagens solidárias é uma das coisas mais legais que se tem notícia! Você conhece outra cultura, hábitos, sotaques. E ainda por cima, se o seu hospedado for um bom cozinheiro, pode até aprender uma receita nova! E falando em aprender... gírias, músicas, histórias...

Se você tem um cômodo ou mesmo um colchão disponível, não se acanhe! Abra as portas da sua casa pois sempre tem um pessoal indo e vindo precisando do conforto de um lar como o seu :-) A chance de você fazer uma nova e grande amizade é de 99,9%, comprovada estatísticamente.

Portanto, HOSPEDE O BRASIL! Seja mais um a praticar a economia solidária e tenha contato com pessoas interessantíssimas, criativas e que, quando você precisar, também te hospedarão com o maior prazer!

Texto de: Luiz Ramos
Coletivo Pegada/BH


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

ARTES INTEGRADAS
O que é arte afinal?

Ars, em latim antigo, quer dizer um ofício ou tipo especializado de competência, como carpintaria ou a medicina. Para a antiga civilização grega a arte é a capacidade técnica para o desenvolvimento das habilidades. É o exercício de capacitar-se. Mas nesse caso, a capacidade em que descrevemos a arte é focada em espelhar uma visão de mundo,  é a capacidade de apresentar seus “eus” escondidos explorando o ambiente e a percepção do próximo.

O artista ao exprimi a sua arte, submete-se as exigências de sua própria cultura, cumprindo uma função social determinada, a forma utilizada é sempre convencionada (Companhi Marconi  e Pressoto, 1989). Por isso a impressão autoral de cada indivíduo, que se propõe a participar dessa obra, seja ele o autor ou o receptor, é mais importante que a obra em si.

Cada um desenvolveu técnicas específicas para transformar seu conhecimento em um objeto, ou seja, uma obra. A diferença cultural entre os seres é que garantem os vários tipos de compreensão da obra. A arte está em tudo aquilo que consegue compartilhar uma visão de mundo individualizada e transformá-la em várias visões diferentes. A representação da arte tem, antes de tudo, uma transformação social e é capaz de mobilizar a cultura em todos os seus extremos. 

Por isso existem várias linguagens artísticas, vários tipos de representações. Cada uma com sua peculiaridade e sempre com o intuito de acrescentar, de transformar. O IV Encontro Novas Tendências tem o mesmo foco de transformação, por isso fundimos ao nosso festival as artes integradas.

Abrimos um edital para que os artista possam inscrever seus projetos e apresentarem na praça Pôr do Sol nos dias 18 e 19 de dezembro, no intervalo dos shows. Leiam atentamente as instruções e participem.


-------------------------------------------------------------------------------------------

FEIRA MIX
Exponha seu trabalho!

Exponha o seu trabalho no Novas Tendências. Como? Na Feira Mix. O IV Encontro Novas Tendências abre espaço para todos os produtores, estilistas e criadores de artigos artesanais ou industriais para mostrarem seu trabalhoe venderem seus produtos na Praça Por do Sol.

Essa é uma maneira de valorizar o trabalho alternativo e divulgar para Uberaba novos nomes, novas formas de trabalho. A ideia é integrar moda, fotografia, CDs, desenhos, caricaturas, objetos para colecionadores, enfim, um mix de produtos legais.
Se você tem interesse de expor o seu trabalho, confira o edital e preencha o formulário agora mesmo.

Equipe

Feito colaborativamente! 
A proposta é que o time do IV Encontro Novas Tendências cresça a cada dia. 
Adriano Elias, Diego Aragão, Letícia Rezende, Marilia Cândido, Mateus Scandar, Marcelo Maia, Michelle Parron, Vinícius Ribeiro, Arthurzinho, Pablito (Os Bernes), Leonardo Kopa, Verônica Boaventura, Maurício Nonato, Artur Faleiros (Enxame), Victor Maciel (Goma), Bianca Lima (Goma), Lucas Lopes (Goma), Roberta Roldão, Eurípedes Oliveira (Redial), Harry (Guerrilha Gig), Bores Henrique (Redial), Otávio Lamartine, Kellen Cristina, Ana Márcia Lima, Renato Lima (Redial), Kate Árabe, Gilberto Neto, Mateus Barros, Artur Ayroso(Goma), Léo Freitas, Tói Toicim, MIC, Lu Stephani, Cláudio Zeferino(Outubro), Fábio Oliveira, Agnes Maria ...





Quer ver ou rever tudo que rolou na edição 2009 no Encontro Novas Tendências? Acesse nossos arquivos aqui.