Parceiros

CIRCUITO MINEIRO DE FESTIVAIS INDEPENDETES
São 12 cidades, 12 festivais e a maior rota do cenário independente de Minas. O Circuito Mineiro de Festivais Independentes, ou CMFI, como é conhecido, é a plataforma que aproxima os processos de gestão e produção dos festivais independentes mineiros, com o intuito de promover a circulação de artistas, fomentar os cenários locais e difundir a cultura paralela aos mecanismos de massa, formando público e agentes culturais pelo estado.

O Calendário 2011 do circuito ocupa o segundo semestre, passando por praticamente todas as regiões do estado, começando por Sabará, no mês de julho. A partir dai, percorre Sete Lagoas, a cidade dos loucos, Barbacena, Ribeirão das Neves, Patos de Minas, Ipatinga, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vespasiano. São festivais de diferentes formatos, tamanhos e estilos, produzidos pelos Pontos Fora do Eixo Minas e atingem mais de 50 mil pessoas, com circulação de cerca de 200 artistas e movimentação de quase 1 milhão de reais.


CONEXÃO VIVO

 
Assim como o Circuito Mineiro de Festivais Independentes, dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do programa Conexão vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DvDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

O Conexão vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da política Cultura da Vivo, que tem no Conexão vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos programas Culturais Vivo aqui!. E para saber mais sobre o Conexão vivo, acesse o portal.

MÚSICA MINAS

O Circuito Mineiro de Festivais Independetes, no ano de 2011, amplia suas parcerias. Uma das principais novidades é a construção de um diálogo com a iniciativa pública, por meio do  Forúm da Música de Minas. O Programa Música Minas, realizado pelo Forúm,  selecionou 15 artistas através do edital de Circulação Estadual para realizarem 2 shows em cada festival integrado ao CMFI.

Totalizando assim, 30 shows distribuidos em 10 festivais, sendo que ⅓ desses artistas serão do interior de Minas Gerais. Essa ação agrega novos valores aos festivais e prioriza a arte interiorana dentro do estado. Em Uberaba as bandas