O Festival


Novas Tendências apresenta mais de 100 artistas em sua programação
Maior festival de música independente de Uberaba comemora 5 anos junto; ele ocorre junto com a SEDA - Semana do Audiovisual e conta com mais de 15 shows


Música, cinema, teatro, literatura e as artes visuais voltam a se encontrar na maior ação cultural independente e integrada da cidade. Vem aí o V Encontro Novas Tendências, festival do Circuito Mineiro de Festivais Independentes, que acontece entre os dias 21 e 27 de novembro junto com a Semana do Audiovisual do Fora do Eixo, a SEDA. São mais de 100 artistas estão envolvidos na programação, incluindo Emicida, rapper premiado que se apresenta no Café do Teatro dia 25.

Ao longo das edições anteriores o Novas Tendências contribui para a circulação de bandas, artes cênicas, literatura e cinema, trazendo a Uberaba mais de 45 shows, sendo 23 de bandas locais e o restante atrações de diversas cidades do país como Mato Grosso, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. No teatro, cerca de 21 artistas cênicos fizeram intervenções e apresentaram espetáculos no evento, potencializando a cena na programação. Já na literatura, tivemos debates e arrecadações de livro. Além disso, a parte de formação ganhou bastante espaço no festival, com mais de 15 oficinas ministradas envolvendo diversos campos da cultura.

Programação

Em seus seis dias de programação, a palavra ocupação vai agregar em seu conceito ações que vão se espalhar pela cidade. Isto porque, Hip hop, reggae, rock, samba, mpb e toda a mistura cultural que os uberabenses já estão acostumados a receber durante o Novas Tendências, além das tradicionais oficinas e debates.

Durante a semana, o festival preparou duas oficinas - Oficina de Curtas e Midialivrismo, Mesa Políticas Culturais Contemporâneas o coquetel de lançamento além de teatro, saral, varal literário e apresentações músicas.

Na quinta feira, a Escola de Música de Uberaba recebe o projeto Compacto.art. Vários artistas visuais se unirão para deixar sua marca na parede da escola. um trabalho coletivo que traz um resultado final fantástico. Outra ação é o 2º encontro do palco FdE, um espaço para todos os artistas cênicos, circenses e corporais discutirem rumos para essa cena.

Na sexta, a maratona de shows começa. Dia 25 de novembro tem música na praça Dom Eduardo, hip hop no calçadão e três shows no café do teatro. O rapper Emicida se apresenta nessa noite. Já no sábado, a programação muda seu rumo para mostras de filmes e finaliza com uma festa no Nuvem Design Estúdio. E no domingo, a tradicional praça Pôr do Sol recebe feira mix, banquinha, intervenções,  Hip hop, 8 bandas independentes.